sábado, 5 de julho de 2008

CURSO de ANIMAÇÃO inicio




Técnicas de animação
Animação pode ser feita das mais variadas formas possíveis, desde que a pessoa possua o domínio daquilo que é essencial: a técnica do quadro-a-quadro. Animação são imagens paradas que na sucessão nos dão a ilusão de movimento. Quando essa sucessão tem falhas, o nosso olhar “reclama”, sente-se incomodado por alguma coisa.
Existem quatro tipos básicos de animação:
*2D – é a forma chamada de “tradicional” e é feita com desenhos em papel geralmente. Existem variantes como desenhar em cima do filme, animar objetos de papel recortados, usar vetorização, ou seqüência de pinturas.
*3D – são aqueles gerados em computador, chamados também de computação gráfica ou CG. São feitos em programas específicos que possuem um ambiente virtual no qual é possível criar personagens através da modelação de sólidos complexos e movimentá-los.
*STOP MOTION – animação geralmente feita com massinha de modelar. É feita registrando uma imagem, mexendo um pouco o boneco e tirando outro registro e assim por diante. Pode ser usada com pessoas também.
Experimental: classificar o experimental hoje é difícil. Por experimental entende-se desenhos que são feitos usando várias técnicas de animação, às vezes no mesmo plano. Muitas vezes a fusão de técnicas confunde a cabeça do espectador, onde ele não sabe mais distinguir qual técnica foi usada. Alguns chamam de experimental quando são usadas técnicas tradicionais de maneiras novas, como por exemplo, o desenho sobre película poderia ser considerado experimental a décadas atrás.
Uma dúvida que persegue aqueles que gostam de animação é se é preciso saber desenhar para se trabalhar com animação. A resposta é sim. Para o animador que quer viver de animação e conseguir se manter na indústria é necessário desenhar bem, ser capaz de desenhar vários estilos, desenhar os personagens várias vezes sem que ele se deforme ao longo do processo, saber movimentá-lo na perspectiva, saber desenhá-lo de qualquer ângulo, etc. No caso do 3D e stop motion, é necessário saber esculpir, virtual e realmente.
Porém animação é feita de várias partes. Direção, roteiro, pintura, edição, sonoplastia, captação de imagens, música, composição de imagens, filetagem, cenários, efeitos sonoros. Não necessariamente é preciso saber animar para se trabalhar com animação.

Nenhum comentário:

Quantas pessoas peerderam tempo vendo isso